Lotes ComVida promove Projeto de Intervenção Artística - Bairro da Graça

Desde 2019, o PLCV tem realizado intervenções nos 4 lotes da Graça, em conjunto com os moradores de forma a melhorar as condições dos espaços comuns dos lotes, tendo, a grande maioria das necessidades no interior dos lotes, sido supridas. 

No entanto, mantém-se uma preocupação dos moradores com a má apropriação dos espaços exteriores, nomeadamente os túneis existentes entre lotes que proporcionam recantos e zonas menos visíveis, que habitualmente são frequentados por pessoas estranhas aos mesmos, aumentando o sentimento de insegurança, verificando-se também a frequente presença de lixo e utilização destes espaços como casa de banho pública. 

Estas evidências e a solicitação dos residentes para que exista uma intervenção nestes espaços que dê mais dignidade ao bairro e diminua o sentimento de insegurança, determinou a necessidade de intervenção e uma auscultação aos moradores, tendo os mesmos sugerido realizar uma intervenção de arte urbana. Os moradores propuseram como temas a explorar artisticamente, a poetisa Natália Correia, o Santo António, o elétrico 28, as marchas populares e o miradouro da Nossa Sra. do Monte, símbolos identitários do bairro da Graça. 

A semana passada realizámos um porta a porta para apresentar as várias propostas apresentadas pela artista Mafalda Gonçalves e os moradores elegeram os três desenhos da sua preferência. 

Estejam atentos e acompanhem este processo participativo com os moradores do bairro da Graça e a intervenção artística nestes espaços, que irá contar também com o apoio e colaboração da Junta de freguesia de São Vicente. 
A todos os moradores e parceiros agradecemos a participação e o empenho em dar Vida ao Bairro da Graça! ​