Conferência 25 anos Gebalis deixa desafio- Garantir o acesso à habitação de qualidade para todos

​​​​​​​​Habitar o futuro: Conferência Internacional dos 25 anos da Gebalis marcada por testemunhos de oradores influentes na área das políticas públicas e da habitação.

A Conferência Internacional dos 25 anos da Gebalis aconteceu esta quarta-feira passada, dia 18 de novembro, na Biblioteca de Marvila, em Lisboa. O evento contou com a apresentação de Marta Leite Castro que, antes de iniciar o debate, quis parabenizar a Empresa de Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa.

O ponteiro do relógio batia um pouco depois das 10 horas, quando se iniciou a Conferência Internacional da Gebalis, realizada em formato live stream, à moda dos tempos de hoje. Com emissão em direto no canal de Youtube e Instagram da Gebalis e no Facebook do jornal ECO, “Habitar o Futuro” reuniu personalidades de renome internacional da Academia e dos organismos internacionais ligados às políticas públicas de habitação.

Antes dos testemunhos dos oradores, Pedro Pinto de Jesus, Presidente da Gebalis, esteve à conversa com o António Costa, Publisher do ECO. Abordaram assuntos relacionados com o mote do evento - Habitar o futuro: As políticas públicas, a mudança da gestão pública da habitação nos últimos 10 anos e a influência da COVID-19 nessa gestão pública.

O Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, deixou o seu testemunho sobre o longo trabalho da Gebalis, nestes últimos 25 anos, e uma mensagem de parabéns por tudo o que a Instituição tem desempenhado e alcançado na inovação e sustentabilidade das políticas públicas de habitação.

O primeiro painel de oradores foi moderado pelo professor, Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa, Luís Vicente Batista. Liderou um debate entre Barbara Steenbergen, da Internation Union of Tenants e Christophe Lalande, da UN-HABITAT. E a segunda parte da Conferência contou com a moderação da professora Sandra Marques Pereira, investigadora do DINÂMIA’CET do ISCTE, que depois de deixar algumas palavras positivas à Gebalis, liderou o debate entre Julie Lawson, redatora-chefe e coordenadora de conteúdo da iniciativa #Housing2030 e Sorcha Edward’s, da Housing Europe Federation.
 
Os temas fulcrais abordados nestes dois debates foram: A Inovação e sustentabilidade nas políticas públicas de habitação numa era de incerteza e o desafio para as políticas públicas de habitação na próxima década.

Sorcha Edward’s tocou num tema importante para a Gebalis: A Housing Europe. É de recordar que a Empresa de Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa, no início de setembro deste ano, foi admitida na Housing Europe - a Federação Europeia de Habitação Pública, Cooperativa e Social - sendo a primeira empresa portuguesa a ser admitida na elite europeia dos providers de habitação pública, social e cooperativa.

Paula Marques, Vereadora da Câmara de Lisboa - Desenvolvimento Local | Habitação, encerrou a conferência centrando-se nas necessidade da cidade aumentar o seu parque público.

A Reabilitação de 30 bairros municipais foi um dos pontos que abordou, assim como os desafios dos dias de hoje e em como os devemos dispor para reaproveitar o território. “Como construir um novo modelo de habitação e o que nos move para o futuro é o que temos de pensar”, sublinhou.