DECO e GEBALIS juntos pela literacia energética e habitacional das famílias de bairros lisboetas

A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e a Gebalis - Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa, E.M., S.A, enquanto representantes dos consumidores e promotores do desenvolvimento local e gestão de imóveis de habitação municipal, celebram, hoje, um Protocolo de Colaboração que garantirá mais literacia energética, habitacional e de consciencialização ambiental às famílias que integram os Bairros camarários de Lisboa. 

No combate à desinformação sobre energia, nomeadamente pobreza energética, habitação e sustentabilidade das famílias que integram esses conjuntos habitacionais, a DECO e a GEBALIS pretendem desenvolver projetos no âmbito da representação, informação e formação dos consumidores, nessas áreas da energia e habitação. 
Para além da informação e apoio especializado prestado presencialmente ao consumidor nos Gabinetes dos Bairros e nos Postos de Atendimento da Gebalis nas Lojas de Cidadão, a DECO assegura também apoio e formação aos trabalhadores da Gebalis nos setores referidos.  

Com o propósito de melhor promover e assegurar o bom cumprimento deste apoio e informação ao consumidor, bem como a concretização de ações de formação e sessões informativas, a Gebalis disponibiliza a colaboração de equipa técnica. 
Ambas as entidades, preocupadas com a crise e justiça climática, propõem-se a constituir de grupos de intervenção rápida nos Bairros, tendo em vista a dinamização de medidas de informação, representação e apoio às comunidades mais vulneráveis.
Luís Silveira Rodrigues, presidente da Direção da DECO, afirma que “tanto o número de consumidores que se encontra, atualmente, em situação de pobreza energética, como de cidadãos que têm dificuldades no acesso à habitação e na sua utilização plena, é bastante elevado. Procurando responder às graves carências das famílias mais vulneráveis, a DECO tem desenvolvido diversas atividades​ informativas e formativas que serão largamente fortalecidas com o Protocolo agora assinado. 

Acreditamos que o trabalho de ambos será potenciado pela articulação e cooperação estabelecidas nesta parceria.”
Afirmação corroborada por Fernando Angleu, Presidente do Conselho de Administração da Gebalis, que salienta “a importância fundamental de se promover a literacia energética, habitacional e de consciencialização ambiental entre toda a população”. Para o responsável da empresa municipal, esta parceria com a DECO “vai contribuir em larga escala para tornar Lisboa uma cidade cada vez mais sustentável em termos ambientais, integrando os seus cidadãos nesta missão”.