Dia Internacional do Cigano - 8 de Abril

​Dia 8 de Abril é Dia Internacional do Cigano. Apesar de este não ser um dia sentido e apropriado pelas comunidades ciganas, na Ameixoeira, que tradicionalmente celebram o Dia Nacional do Cigano (24 de Junho), este dia tem por objetivo promover a inclusão dos membros da comunidade cigana na sociedade, dando a conhecer a sua cultura e história. Por outro lado, pretende-se mobilizar a sociedade civil e os decisores políticos para a execução de políticas públicas que mitiguem os efeitos da pobreza e exclusão que esta comunidade sofre.

Com este fim, pretendemos assinalar esta data dinamizando um encontro comunitário, no anfiteatro da Zona 3 (Rua Fernanda Alves), entre as 10h00 e as 16h00, com as seguintes atividades:

• Pintura de Mural alusivo ao Dia Internacional do Cigano, onde todos/as poderão participar na sua elaboração. Pretende-se que este mural seja utilizado noutras iniciativas, em diferentes espaços do território (sendo novamente alvo de expressão), contribuindo para futuras reflexões/tertúlias acerca de temáticas relacionadas com as comunidades ciganas. Este Mural irá contemplar algum vocabulário Romani, que será trabalhado com pessoas ciganas do território que tenham este conhecimento, 
valorizando-se o património da cultura cigana.

• Pintura de Stencil, onde todos/as poderão participar na sua elaboração. É aplicado stencil em folhas A5 para pintura da bandeira do povo cigano, produzindo-se "pequenas bandeiras", com apoio de outros materiais, para os presentes a levarem consigo e recordarem o dia, caso assim desejem. 

• Ensaio Fotográfico”, onde serão retratadas pessoas que consintam "dar a cara" por esta iniciativa. A ideia será que estas fotografias sejam partilhadas através das redes sociais (por exemplo, utilizando um #hashtag) e, eventualmente, fazer uma exposição e/ou álbum fotográfico, servindo igualmente para gerar futuras conversas em torno de temáticas que digam respeito às comunidades ciganas.

• Almoço, servindo-se febras grelhadas e, eventualmente, sopa de feijão.
Todas estas atividades, com exceção do almoço, serão desenvolvidas entre as 10h00 e as 16h00. A parte da manhã será dedicada aos mais novos, recebendo-se alguns alunos da EB1MLDR e crianças da Pastoral dos Ciganos. A parte da tarde, após o almoço, será dedicada aos mais velhos - jovens, adultos e idosos. Esperamos que estas atividades possam originar conversas informais acerca deste dia, sendo as mesmas fundamentais para a coesão social e territorial e para o desenvolvimento de todos nós.