Entregues as primeiras casas do novo Bairro da Cruz Vermelha, em Lisboa

​​
​No dia 9 de junho foram entregues as primeiras cinco casas do novo Bairro da Cruz Vermelha, na Alta de Lisboa. Paredes meias com o Bairro dos Sete Céus, Charneca do Lumiar e Calvanas, o novo bairro, com 130 casas, cuja construção foi iniciada em abril de 2018, realojará as famílias residentes no Bairro da Cruz Vemelha, construído com fundos da Cruz Vermelha Portuguesa, ainda antes do 25 de Abril e seria municipalizado na década de 80.


A necessidade da construção do novo bairro prende-se com as graves patologias construtivas do bairro original e também a degradação da zona envolvente e cujo seu futuro é ainda uma incógnita, havendo já várias propostas de regeneração urbana para aquela área.

O projeto habitacional contruído, um investimento do município de 12M€, abandona a construção em altura optando-se pela construção de blocos com dois andares, com desvio de nível, em que cada um corresponde a uma casa e tem uma entrada própria, um terraço e um canteiro, que poderá ser uma pequena horta. As habitações têm também reservatórios para aproveitamento de água das chuvas e aquecimento solar de águas quentes. 
A construção do novo bairro resulta de uma decisão participada e coletiva e onde o aspeto da vida comunitária é preponderante.