Final em Portugal da Community Champions League - Rumo à Holanda!

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

No passado domingo, realizou-se o Evento Final do Community Champions League, no Estádio da Luz, com a presença de 100 participantes. 

A tarde foi de festa e iniciou-se com jogos amigáveis, num ambiente de confraternização e boa disposição entre todos. De seguida, as equipas foram convidas a fazer uma visita ao interior do Estádio da Luz, onde puderam estar perto do relvado, das célebres águias e tirarem fotos. O grupo foi dividido em dois e enquanto uns participaram num workshop sobre Racismo, os restantes aproveitaram para assinar o Painel de Fotos do Concurso de Fotografia, levado a cabo pela equipa Young Birds United. 

Por fim, o grande momento do dia, a entrega de prémios do Community Champions League. Todos foram dignos vencedores, pois participaram na primeira edição de um projeto que se desenrolou em mais 7 países da Europa e contribuíram para encontrarmos o vencedor, que irá representar Portugal na grande Final da Holanda: a equipa de Lisboa, da freguesia de Campo de Ourique. 

Não sendo esta competição apenas um torneio de futebol, foram entregues os troféus da Equipa Atitude e da Equipa Mais Comunitária, para o Alto do Lumiar (freguesia do Lumiar) e para os Community Juniores Parque das Nações (freguesia Parque das Nações), respetivamente. 

O nosso agradecimento a todos os jovens, equipas técnicas e parceiros que, desde 2019, estiveram com a GEBALIS e com a Fundação Benfica, de forma empenhada, dentro e fora do campo, acrescentado valor às comunidades! 

O Community Champions League (CCL) é um Projeto Europeu, organizado pela European Football for Development Network (EFDN) e implementado em 7 países. Em Portugal é promovido pela Fundação Benfica numa parceria estratégica com a GEBALIS e com o apoio da Masterfoot. O CCL privilegia o futebol e a inter-competição como ferramentas de sucesso para fortalecer os laços comunitários e promover uma cidadania ativa em pessoas de diferentes territórios. Os pontos ganham-se dentro de campo, através de um torneio de futebol e fora de campo, por via das ações comunitárias. A mobilização é a chave do sucesso deste projeto que envolveu entre 2021 e 2022:

- 12 equipas – 11 freguesias| 1 equipa de refugiados; 
- 23 bairros municipais; 
- 180 participantes - 140 jovens|40 elementos de equipas técnicas; 
- 1 Kick Off, evento com 130 participantes; 
- 1 Liga (1 fase de grupos| 1 Liga de Ouro e 1 Liga de Prata) - 60 jogos - 180 participantes; 
- 4 Workshops – Racismo, Regras de Jogo, Atitude Positiva, Contribuições Comunitárias – 180 participantes; 
- 32 Contribuições Comunitárias – 960 beneficiários diretos e indiretos; 
- Temáticas das Contribuições Comunitárias – Melhoria do espaço público, Valorização da Comunidade, Relações de Vizinhança, Bullying, Ambiente, Desporto, Inclusão Social, Isolamento dos idosos; 
- 1 Evento Final –110 participantes. 

Para a Gebalis, o CCL foi uma aposta na cidadania ativa, na auto-organização, na mobilização de estratégias coletivas a favor dos territórios, a partir dos mais jovens, num claro investimento na intervenção precoce para que, no futuro, tenhamos comunidades mais resilientes, autónomas e despertas para as suas necessidades/recursos e para o seu potencial de mudança:

- Participação num projeto consistente, com cadência de atividades, com a duração de 2 anos; 
- Abrir horizontes saindo do seu bairro e conhecendo outros territórios, outros modos de vida, outras experiências; 
- Criação de sinergias entre freguesias, com a partilha de recursos (transporte, equipamentos) e realização de atividades conjuntas extra CCL; 
- As contribuições comunitárias que irão perdurar nas freguesias (ex.: Campanha de Bullying do Parque das Nações que irá percorrer as escolas da freguesia; “O meu Bairro” – limpeza do bairro, realizada pelos jovens, que se irá alargar a outras zonas do Parque das Nações; Zumba Solidária que se tornou um evento anual na freguesia do Beato; 
- Mobilização local, como no caso do Bairro Quinta do Loureiro, onde algumas mães fizeram um mealheiro conjunto para ajudas de custo da viagem à Holanda; 
- Inclusão da equipa de refugiados, Young Birds United, na 2.ª época do CCL, composta na generalidade por menores não acampanhados, que trouxeram ao CCL uma versão diferente de necessidades, de potencialidades e da força do coletivo. A solidariedade com a equipa foi imediata, com a partilha de espaços/recursos e convites para atividades conjuntas. Os Young Birds United não pertenciam a nenhuma comunidade territorial mas apropriaram todas as participantes e reforçaram a sua, valorizando a sua origem, os seus saberes, os seus talentos. 

Resta-nos esperar pela Final, em Junho de 2022, na Holanda, onde a equipa do “Lisboa”, pertencente à freguesia de Campo de Ourique, irá representar honrosamente Portugal.