Foco no Bairro - Concurso de Fotografia Gebalis

​​​

Inserido no âmbito das comemorações dos 30 anos do Programa Especial de Realojamento, o Concurso de Fotografia “Foco no Bairro” é uma iniciativa da Gebalis, dinamizada pelo Gabinete de Intervenção Local (GIL) da Horta Nova, que pretende promover não só a participação, como também o sentimento de pertença, a coesão social, as relações de vizinhança, a melhoria da qualidade de vida e a boa apropriação e vivência do território.

Esta primeira edição do concurso de fotografia da Gebalis está aberta à participação de todos os que gostem de captar imagens fotográficas e registar momentos que não se repetem, sendo submetidas a avaliação do júri as imagens que se ajustem às categorias “O que vejo no bairro”, “Como veem o bairro” e a “A vida no bairro”. E tem por objetivo a divulgação de fotografias sobre os bairros geridos pelo GIL da Horta Nova, nomeadamente Alto da Faia, Calhau, Charquinho, Furnas, Horta Nova, Murtas, Paço do Lumiar, Pedralvas, Quinta dos Barros, Rainha Dona Leonor, Rego, Telheiras Norte e Telheiras Sul, a sua população, as suas vivências, as suas histórias, o seu dia-a-dia.

O concurso organizado pela Gebalis visa promover a capacidade de observação do meio envolvente, sensibilizando para a perceção das características especificas do bairro e das suas dinâmicas. Aliás, tal como refere Fernando Angleu, Presidente do Conselho de Administração da Gebalis, esta iniciativa “assume-se como uma forma de abrir os bairros municipais aos olhares de toda a população de Lisboa, podendo a fotografia constituir um veículo de consciencialização da população no geral e motivador da mudança social das comunidades que compõem a malha humana e dão vida a estes bairros”. Ou seja, faz questão de salientar Fernando Angleu, “pretende-se que esta iniciativa possa contribuir para o reforço de uma identidade territorial positiva”.

Para avaliar os trabalhos foi constituído um júri composto por um fotógrafo profissional, a equipa do Gabinete de Intervenção Local da Horta Nova e um elemento do Departamento Marca e Comunicação da Gebalis, que vai seleccionar e premiar as três melhores fotografias – está já agendada para o dia 24 de Junho de 2023 uma exposição fotográfica, a levar a cabo no Avenidas, o primeiro espaço do programa da Câmara Municipal de Lisboa “Um Teatro em Cada Bairro”, localizado no bairro de Santos ao Rego.

A entrega de trabalhos participantes pode ser feita entre 17 de Abril e 12 de Maio. O regulamento está disponível para consulta em www.foconobairrogebalis.com ​