Gebalis duas vezes premiada em cerimónia do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade 2020

​​​​​​

Gebalis foi distinguida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial no ano em que comemora 25 anos. 

A Gebalis ganhou a dobrar: no mesmo ano em que comemora 25 anos, recebe dois prémios.  
Foi na quinta-feira passada, dia 19 de novembro, que a Empresa de Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa foi distinguida pela APEE no âmbito da 6ª edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
O Programa Lotes ComVida recebeu o prémio no eixo ODS 11-Cidades e Comunidades Sustentáveis, já o Projeto Rock The House recebeu uma menção honrosa no eixo ODS 1-Erradicar a pobreza. 

Estas duas distinções atestam o sucesso da intervenção das equipas da Gebalis e o empenho dos residentes nos bairros geridos pela empresa.  

O Programa “Lotes ComVida” tem sido a chave do sucesso para a gestão mais eficiente dos prédios. O Programa tem como destinatários diretos: 4701 pessoas, pertencentes a 1454 famílias, residentes em 63 lotes, distribuídos por 8 bairros municipais de Lisboa: Alta de Lisboa, Alfinetes, Armador, Boavista, Graça, Liberdade, Quinta das Laranjeiras e Padre Cruz.  

A PLCV tem como objetivo principal a organização coletiva dos residentes em prédios de habitação municipal, apelando à participação direta e ativa, promovendo a capacitação dos Residentes, para uma gestão colaborativa entre o serviço prestado através das várias Unidades Orgânicas da GEBALIS e Entidades Parceiras envolvidas, que intervém no território. A médio prazo pretende-se o PLCV possa estar implementado em todos os bairros municipais de Lisboa.  

O Rock The House é um Fórum para capacitação e desenvolvimento de competências ao nível da gestão doméstica e ao nível habitacional dos Residentes em habitação municipal de Lisboa.  
Este projeto concretiza-se através de sessões de sensibilização sobre literacia financeira onde se abordam vários temas, como: importância da elaboração do orçamento familiar, hierarquização das despesas, eficiente utilização dos recursos como água, energia e resíduos, boa gestão de equipamentos públicos disponíveis, segurança em ambiente doméstico e no espaço público, entre outras, de forma a evitar possíveis acidentes e adequada apropriação e utilização do património construído, seja habitação, espaços comuns ou públicos.  

A distinção do PLCV permite que todos os residentes se sintam intervenientes na mudança dos seus prédios, assim como tem efeitos na melhoria das melhores relações entre vizinhos. 
O projeto Rock The House contribui para o cumprimento da missão da Gebalis pela capacitação das populações residentes, proporcionando o conhecimento de estratégias e ferramentas para uma melhor gestão doméstica e de conservação e manutenção da habitação e dos espaços comuns.