Gebalis na Audição Pública da 5ª Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Lisboa

​​

​Realizou-se no dia 24 de Fevereiro de 2023, nas instalações da Assembleia Municipal, no Auditório do Fórum Lisboa, uma Audição Pública da 5ª Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Lisboa, sendo a 2ª Sessão da Audição Pública sobre a Habitação, dedicada à Carta Municipal da Habitação.


A Vereadora Filipa Roseta apresentou a Carta Municipal da Habitação de Lisboa (https://www.lisboa.pt/fileadmin/atualidade/noticias/user_upload/CMH_REUNIAO_6_MARCO_PRIORIDADES_DA_CARTA.pdf), com as 3 prioridades estratégicas: aumentar e melhorar a oferta de habitação (pública, em parceria e privada), reduzir as assimetrias no acesso à habitação e regenerar a cidade esquecida, com o mapeamento das zonas de prioritárias.

A Gebalis, através de Fernando Angleu, Presidente do Conselho de Administração, partilhou a sua visão sobre os bairros municipais, a importância da ligação com as pessoas, e os desafios da gestão da habitação municipal.

Alguns destaques da intervenção de Fernando Angleu, Presidente do Conselho de Administração da Gebalis:

“As pessoas. O mais importante dos bairros, das nossas comunidades, são as Pessoas.”

“A 31 de Janeiro de 2023, a CML e a Gebalis tinham 20407 agregados familiares a morar em habitação municipal. Nos últimos 50 dias de 2023 recuperámos 100 frações, ou seja, duas frações por dia, prontos a acolher mais famílias. Decorrem obras em mais cerca de 250 fogos, e estavam em fase de concurso para reabilitação mais 100 habitações. 
Para quem não conhece a Gebalis, são estes os nossos desafios diários em 66 bairros de Lisboa.”

“2022 foi um ano irrepreensível ao nível da execução dos recursos disponíveis. Muito mérito para todos os trabalhadores da Gebalis, que em condições difíceis, entregaram o que tinha de ser entregue. Pela primeira vez executamos a totalidade dos contratos programa.”

“Temos problemas a resolver? Temos. Sabemos quais são? Sabemos.
Temos um problema permanente de requalificação do edificado. O edificado é antigo, cada vez mais antigo, e a necessidade de renovação aumenta exponencialmente.”

“A Gebalis tem cerca de 250 colaboradores. Mais de metade desta equipa trabalha nos 10 Gabinetes de Intervenção Local e em duas Lojas do cidadão. Trabalham porta a porta com os nossos moradores. Trabalham em parcerias com as Juntas de Freguesia, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e com a Polícia Municipal, com inúmeras associações e instituições locais. São 130 técnicos que todos os dias dão a cara e se empenham pela execução da missão da empresa. Tenho grande admiração pessoal por estas equipas.”

“Quando a Câmara Municipal de Lisboa entrega uma casa, cria uma oportunidade. 
Uma oportunidade de melhorar a vida de um munícipe, uma oportunidade de este melhorar a sua vida e a vida dos seus filhos. Também é missão da Gebalis potenciar ainda mais esta oportunidade. Um teto pode não chegar.” 

“É um investimento nas pessoas, com retorno para a cidade. Porque uma cidade não se constrói apenas de cimento e tijolo. Constrói-se com pessoas.”


​​