Gebalis reconhecida pela eficiência na gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal


Ciente da extrema importância dos activos humanos, e desde sempre encarando como prioritário o investimento no bem-estar dos seus cerca de 230 colaboradores, a Gebalis vem implementando um conjunto de medidas de gestão em prol da qualidade de vida dos quadros da empresa, no intuito de garantir uma saudável conjugação entre o desempenho profissional e as vivências familiar e pessoal de todos os trabalhadores.

Nesse sentido, fruto do esforço desde há muito empreendido pela Gebalis na adopção de políticas consentâneas com as exigências laborais da actualidade – sobretudo não esquecendo os efeitos sociais e laborais originados pelos períodos de confinamento derivados da pandemia –, a empresa municipal vê uma vez mais reconhecido o seu empenho com a obtenção da NP 4552:2016, certificação atribuída pela Bureau Veritas no âmbito da Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal dos seus Recursos Humanos.

Assente num conjunto de pilares fundamentais, tais como conciliação da vida familiar, práticas laborais, apoio profissional, desenvolvimento pessoal, e serviços e benefícios disponibilizados a trabalhadores, importa ainda salientar que esta norma de certificação responde a alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidades, em concreto o ODS3 (Acesso à saúde de qualidade e promoção do bem-estar para todos), ODS4 (Educação inclusiva, de qualidade e equitativa), ODS5 (Igualdade de género), ODS8 (Trabalho digno e crescimento económico) e ODS10 (Redução das desigualdades). 

Na sequência desta certificação da Bureau Veritas, Fernando Angleu, Presidente do Conselho de Administração da Gebalis, faz questão de destacar a que “é determinante garantir o bem-estar, a todos os níveis, dos recursos humanos de uma empresa como a nossa, para que assim sejamos capazes de, em conjunto, dar resposta aos desafios de uma gestão que se quer não só eficiente, mas também inclusiva e agregadora".

Tendo em consideração os 12 gabinetes de acção local da Gebalis, responsáveis por 69 bairros onde habitam mais de 60 mil pessoas, e face à política de proximidade continuada junto das comunidades que faz parte do ADN da empresa municipal, “o dia-a-dia dos nossos trabalhadores é extremamente exigente no que diz respeito à componente humana", nota Fernando Angleu, pelo que, acrescenta, “o nosso compromisso tem de obrigatoriamente ir ao encontro das suas necessidades no campo da sustentabilidade familiar, pessoal e profissional, no intuito de potenciarmos e consolidarmos a melhoria da produtividade organizacional da Gebalis como um todo".​