LIFE I Housing Evolutions Hub

​A esperança média de vida global tem vindo a aumentar. Em Portugal, a população ganhou 1,5 anos em menos de uma década. Nos últimos 6 anos, observámos melhorias na esperança de vida à nascença em todas as regiões do País. Em 2040, estaremos no pódio dos 5 países com maior esperança média de vida, graças a um ganho previsto de 3,5 anos – a maior subida no contexto dos países desenvolvidos, como aponta um recente estudo do Institute for Health Metrics and Evaluation. Lisboa e os restantes municípios da Área Metropolitana lideram com a maior esperança de vida aos 65 anos de idade. 


Estes bons resultados em termos de longevidade representam desafios extra e exigem instituições fortes na dimensão da eficácia e da eficiência das organizações públicas. Enquanto gestora do maior parque habitacional municipal do País, a GEBALIS tem, consequentemente, acompanhado esta alteração demográfica: ajusta-se a essa mudança e, de forma pioneira, inova na sua oferta habitacional e nos requisitos do seus habitat, adaptando-os a esta nova realidade.

Esta antevisão e prevenção do futuro objetiva-se no «Programa LIFE».

Lançado em 2010 pela GEBALIS, o LIFE incorpora princípios de inovação na requalificação de habitações. Testa novas soluções, económicas e funcionalmente eficientes. Ao mesmo tempo, vem responder a uma lacuna na indústria de construção de casas para uso universal: adapta-as a qualquer realidade concreta e às necessidades especiais dos moradores com deficiências profundas.

Para isso, as habitações LIFE apostam no recurso às novas tecnologias, nomeadamente à domótica, com operacionalidade dos equipamentos via wireless e à chamada “Internet of things”.

Por isso, o Programa LIFE tem merecido o público e vivo reconhecimento por parte de avaliadores externos nacionais e internacionais: em 2011, a GEBALIS foi a primeira empresa a ser distinguida com a atribuição do prémio “Selo Acesso” – prémio atribuído pela Fundação Liga e pelo Centro Português de Design (CPD); em 2017, recebemos a menção honrosa do selo RPRS - Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social, promovido pela APEE, na categoria "Direitos Humanos"; o ano passado, a distinção veio da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), com a atribuição do “Selo da Diversidade e Inclusão 2019”.

Por tudo isto, a GEBALIS foi convidada a divulgar o LIFE no “Housing Evolutions Hub” e a torná-lo no cartão de visita de Lisboa. O Housing Evolutions Hub é uma plataforma online do Housing Europe que destaca as evoluções no sector da Habitação a nível europeu, apresentando as mais recentes inovações no campo da habitação social, pública, acessível e responsável.

Os resultados estão à vista.
Procuraremos dar-lhes continuidade. É a nossa garantia!