Lisboa com a Ucrânia


A Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio das Juntas de Freguesia da cidade, criou um Equipa de Missão com o objetivo de coordenar as operações de apoio às famílias ucranianas residentes ou refugiadas em Lisboa.

Até ao momento as respostas disponibilizadas pela CM aos refugiados ucranianos são:
Refeitório de Monsanto - A alimentação oferecida pela CML destina-se exclusivamente a cidadãos ucranianos identificados pela Proteção Civil Municipal.

Acolhimento de Emergência - Espaço coordenado pela Proteção Civil Municipal – em articulação com a embaixada da Ucrânia – com apoio da Cruz Vermelha, das autoridades de saúde, do Alto Comissariado para as Migrações e da Junta de Freguesia de Campolide. Este centro já a receber refugiados localização é coordenado pela Proteção Civil Municipal de Lisboa, e tem o apoio da Cruz Vermelha, das autoridades de saúde, do Alto Comissariado para as Migrações e da Junta de Freguesia de Campolide. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, visitou a 3 de março o centro de acolhimento de emergência para refugiados ucranianos em Lisboa. A visita contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da embaixadora da Ucrânia, Inna Ohnivets, e da presidente da Cruz Vermelha ​Portuguesa, Ana Jorge. Para oferecer ou procurar ajuda está disponível uma linha de apoio - +351 800 910 111 – de segunda a domingo, das 9h às 13h / 14h às 19h e o email sosucrania@cm-lisboa.pt