MURO- Festival de Arte Urbana Lx_2021 no Bairro Casal dos Machados

​​​​​​A 4.ª edição do MURO Festival de Arte Urbana LX_2021, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, em coprodução com a Junta de Freguesia do Parque das Nações e a GEBALIS, decorreu entre 3 e 11 de julho e trouxe  36 artistas nacionais e internacionais que, em nome individual ou coletivo, realizaram 25 intervenções de arte urbana no Parque das Nações. 


Com o mote O MURO QUE NOS (RE)ÚNE, o festival apresentou três núcleos de programação em três zonas do Parque das Nações e um ponto de encontro: a Gare do Oriente. 

O núcleo da Multiculturalidade, no Bairro Casal dos Machados, interligou os conceitos de comunidade, nações, culturas e igualdade através de intervenções em empenas dos edifícios e muros pelos três vencedores do Open Call Artista MURO LX_2021, Juan José Surace, MOTS e Rocket01, pelo Colectivo Rua (intervenção já concluída na Rua Padre Joaquim Alves Correia), D*Face (intervenção já concluída na Av. Aquilino Ribeiro Machado), IAmEelco, Los Pepes, Mabel Vicentef, Nark, Pedro Podre, Stom500 e Vexta. 

O núcleo da Sustentabilidade, na Av. de Pádua, vem dar relevo ao constante incremento de qualidade do ambiente e da vida em Lisboa. O núcleo da Cultura Urbana, no Parque Tejo, vem realçar a força tão peculiar que o MURO LX_21 exerce como fator de reunião.

Tal como nas edições anteriores do MURO o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a Vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto e o Presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações, Mário Patrício, visitaram as várias obras executadas e algumas ainda em execução. Uma vez mais o Festival MURO deixa a sua marca tornando ainda mais atrativo​ o território ​do Parque das Nações.