Policiamento Comunitário no Bairro Padre Cruz

​​​Teve lugar no Centro Social Polivalente do Bairro Padre Cruz uma ação de formação de Policiamento Comunitário, dirigido a moradores, técnicos e atores sociais daquele bairro onde também participaram vários agentes da Polícia Municipal. O vereador com o pelouro da segurança, Carlos Manuel Castro, também participou e dirigiu aos participantes algumas palavras, salientando a importância deste projeto que já deu provas noutros locais da cidade.

A formação, com a duração de 30 horas, permitiu aproximar os vários agentes que intervêm na vida do bairro, de modo a conhecerem-se melhor e trocarem vários níveis de experiência. 

Carlos Manuel Castro deu conta da importância deste projeto, desenvolvido em parceria com o pelouro da vereadora Paula Marques, lembrando existir, na visão da CML, a necessidade de trabalhar de perto com as comunidades. Sem interferir com o trabalho das outras policias, o policiamento comunitário visa promover cada um dos parceiros de modo a melhorar o trabalho com a comunidade, que se pretende mais segura e com maior bem estar. O vereador referiu ainda “o desafio que este projeto comporta, dando conta da disponibilidade da CML para levar por diante este trabalho de tão importância”.  O vereador terminou desejando um bom trabalho e muito sucesso a todos os participantes. 

O Policiamento Comunitário é um projeto que visa criar laços com as comunidades, que participam na identificação das problemáticas que afetam a vida na comunidade e na planificação do trabalho da polícia, quer no sentido de prevenção mas também promovendo a proximidade e a participação de todos para uma melhor segurança.  O policiamento comunitário iniciou-se na Baixa, em Alvalade e Mouraria tendo a experiência alargado para a Alta de Lisboa, para os bairros da Ameixoeira e Galinheiras chegando agora ao Bairro Padre Cruz.  

A ação de formação irá decorrer até fevereiro. 

(Fonte - Site CML)