Projeto VI-LAR no Bairro da Ameixoeira

​​​​​​​Este projeto, desenvolvido pelo gabinete de bairro da Ameixoeira e iniciado em Setembro de 2015, tem como objetivos primordiais: fomentar a vontade, participação, responsabilidade e autonomia dos moradores; levar a mudanças sólidas e permanentes no comportamento de apropriação dos Lotes, relações de vizinhança e relação com os Serviços diz respeito, assim como melhorar a vivência habitacional e a imagem do Bairro.

Foram selecionados três lotes para o arranque deste projeto, os Lotes 7, 11 e 12 da Rua António Vilar, onde foram realizadas várias reuniões de Lote, tanto com os “Comissários de Lote” designados, como com todos os moradores residentes nos mesmos.

E assim, mostrando que “em VI-LAR Nós Cuidamos” decorreram três atividades, em que participaram, não só os moradores dos Lotes intervencionados, como os parceiros locais e vários Serviços da GEBALIS.

 O  projeto desenvolveu as seguintes atividades:

 “Semana da Luz”, na qual se requalificou todo o sistema elétrico (campainhas e luminárias) dos lotes. Na ocasião, os intervenientes contaram com a alegria e criatividade das crianças dos três lotes escolhidos, que pintaram originalmente as lâmpadas novas colocadas nas luminárias dos seus patamares, o que fomentou identificação e cuidado por parte de todos.

" Semana da Limpeza”, em que pequenos e graúdos se empenharam na limpeza dos espaços envolventes dos seus lotes (terraços e entradas) e na pintura das papeleiras oferecidas pela Junta de Freguesia de Santa Clara.

Semana da Pintura”, a atividade mais esperada pelos moradores que ansiavam ver os seus Lotes, muito insalubres em todos os espaços comuns, renovados.

“ Dia da Partilha”, que, decorreu na manhã do dia 22 de Julho de 2016, na Associação de Moradores da Área das Galinheiras (AMAG), e contou com a presença dos intervenientes no projeto, que puderam visualizar o antes e depois dos lotes intervencionados.