Rock The House Kids, a pensar no futuro!

​​​​Foram 9 sessões cheias de interatividade, aprendizagem e boa disposição, no primeiro ano em que o projecto Rock The House entrou em 5 escolas de Lisboa nesta iniciativa da GEBALIS em parceria com a Lisboa E-Nova.

Lançado em 2019, o Rock The House 2022 teve pela primeira vez uma versão Kids. Jovens até aos 12 anos participaram nas 9 sessões do Rock The House Kids, com conteúdos criados especificamente para a idade.

De forma a promover a alteração de comportamentos e rotinas que viabilizem uma maior sustentabilidade ambiental, foram incluídos temas como a pobreza/eficiência energética, o consumo sustentável, a boa apropriação do espaço habitacional ou os cuidados de manutenção com a habitação.

Ao longo de cada sessão, os alunos participaram numa apresentação dinâmica e num jogo interativo. Através da apresentação elaborada a partir do “Guia ilustrado dos 25 Eco-Gestos de Energia" da Lisboa E-Nova, foram os próprios alunos a representar, durante um dia na vida do Rui e da Violeta - personagens do Guia - as mais variadas dicas sobre eficiência no uso dos recursos do planeta. Os 25 Eco-Gestos foram sintetizados numa dinâmica colaborativa em que através de um puzzle, foram apresentadas as contribuições dos alunos com a sua visão para um futuro melhor.

O jogo interativo “A minha Casa é um organismo vivo!", composto por uma apresentação dos cuidados básicos a ter com a manutenção da casa e um jogo interativo por equipas, teve como objetivo apurar o grau de apropriação dos conhecimentos adquiridos.

A GEBALIS continua assim, em conjunto com parceiros de referência, a criar ferramentas que possam acompanhar as novas alterações sociais relacionadas com aspetos socioeconómicos dos seus residentes