SGI Portugal debate a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar

​​
No dia 5 de novembro, realizou-se o Seminário "Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar: Perspetivas e Desafios", no Auditório do Alto dos Moinhos do Metropolitano de Lisboa. 

Realizado em formato híbrido, devido às circunstâncias semi pandémicas em que ainda nos encontramos, com cerca de 400 acessos remotamente, revelando assim a preocupação de todos/as sobre esta matéria.
O Seminário presidido pela secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, contou com a participação da Secretária-Geral SGI Europe, Valeria Ronzitti, do Presidente do Conselho Diretivo do SGI Portugal, Luís Natal Marques, e do Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Vítor Domingues dos Santos, anfitrião do evento. 
Durante a manhã, foram debatidas as preocupações com a temática da Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar e a sua gestão nas organizações. 

O Programa 3 em Linha/Pacto para a Conciliação promovido pelo Governo, de qual a GEBALIS faz parte, e a questão do teletrabalho foram amplamente analisados, sem, contudo, se descurar o tema da saúde mental e da necessidade de serem promovidas práticas nas organizações, que auxiliem os/as colaboradores/as a disporem de maior qualidade de vida e bem-estar.
 A vice-presidente da Comissão Técnica das Organizações Familiarmente Responsáveis, da APEE, Anabela Vaz Ribeiro, e a presidente do GRACE, Margarida Couto, abordaram estas questões no "Estado da Arte" em matéria da Conciliação e o seu impacto nas organizações.
 
No segundo painel "Voz das Organizações" foram apresentados exemplos de boas práticas por Helena Silva, da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Ana Rita Lopes, do Grupo Nabeiro/Delta Cafés, Fernando Leite, da LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, Filipa Rodrigues, da L’Oréal Portugal, e Olga Marques, do Ministério da Defesa Nacional – Gabinete da Igualdade, com moderação de Paula Viegas, Embaixadora da ALIANÇA ODS Portugal. 
 O debate revelou, sobretudo, que a mudança dos papéis de género é necessária e tem de começar em casa e continuar nas empresas, tendo sido lançado o desafio às organizações para colocarem de lado o "Social Wishing/desejamos" para o concreto "vamos realizar", uma vez que as pessoas são o maior recurso das empresas e como tal não poderá ser esgotado, adquirindo as organizações uma maior sustentabilidade social com a aplicação desta estratégia. 
Veja ou reveja o Seminário "Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar: Perspetivas e Desafios", através do link - https://www.youtube.com/watch?v=X5NPJn4usus

AGEBALIS, enquanto membro do SGI Portugal e em articulação com diversas entidades públicas parceiras, como a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Águas de Portugal, EMEL, Infraestrutura se Portugal e Metropolitano de Lisboa, participou ativamente na organização desta iniciativa no âmbito da Responsabilidade Social. 
O SGI Portugal é a secção portuguesa do SGI Europe - Serviços de Interesse Geral, com sede em Bruxelas, reconhecido como parceiro social na União Europeia, com a missão de contribuir para o desenvolvimento económico e social de Portugal, apoiando as empresas, a coesão social e territorial, a solidariedade económica e social e uma melhor qualidade de vida para todos/as.